História de vida e trajetória profissional de Caetano
Sou Luiz Carlos Caetano, mais conhecido como Caetano, mas não abro mão do apelido de “Simpatia”, que me acompanha há décadas. Nasci em Central, no interior da Bahia, em 1954, filho de Seu Francisco e de Dona Maria. Sou pai de Maria Fernanda e companheiro da deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA).
Ainda jovem, me mudei para Salvador para estudar e lá me formei em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde os tempos de estudante universitário me envolvi com os movimentos sociais e com a luta política por um país melhor. Presidi o Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia entre os anos de 1976 e 1978 e contribuí na reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), que havia sido praticamente aniquilada pela Ditadura Militar.
Foi no fim dos anos 1970 que cheguei a Camaçari, quando a cidade tinha acabado de receber o Polo Petroquímico. Eu vim para dialogar e participar ativamente da luta da classe operária. Fui professor e trabalhei à frente de associações comunitárias, movimentos populares, sindicatos e entidades voltadas à resistência contra o governo militar.
Meu primeiro cargo eletivo foi como vereador por essa cidade que tanto amo, em 1982. Em 1985, me tornei o primeiro prefeito de Camaçari eleito pelo voto popular após a redemocratização do País. Em 2002, fui eleito deputado estadual pela Bahia, cargo no qual permaneci por apenas dois anos, pois o povo de Camaçari me elegeu prefeito em 2004 e, novamente, em 2008. Em 2014, fui o deputado federal mais votado do meu partido no pleito com um total de 125.682 votos. Em 2018, fui reeleito para o cargo.
Cuidar de Camaçari é o meu maior compromisso e isso fica visível tanto no meu legado para a cidade quanto pelas conquistas e premiações que recebi como prefeito: prêmio “Prefeito empreendedor” (SEBRAE), “Prefeito Amigo da Criança” (UNICEF), além de integrar a lista dos 130 melhores prefeitos da América Latina (2008) e outros.
Agora, em 2024, volto a contar com a confiança de toda a população camaçariense para continuar o trabalho de uma vida: me tornar mais uma vez prefeito e trazer de volta os tempos de inclusão social, prosperidade e esperança.
História de vida e trajetória profissional de Pastora Déa
Sou natural de Camaçari e, de tão filha dessa terra, nasci no mesmo dia do aniversário da querida e amada cidade. Desde cedo, tive uma excelente professora da vida, minha mãe dona Ana Maria, que me ensinou os verdadeiros valores cristãos com uma simples frase que ela repetia para mim e meus quatro irmãos: “fazer o bem sem olhar a quem”.
Fui criada no bairro do Natal e, lá, mainha era muito conhecida por ajudar a todos do bairro da forma como precisavam. De alimento a um ombro amigo, minha mãe semeou tanto o bem que marcou a vida de todos naquele lugar. Esses valores têm me guiado a vida toda.
Estudei Administração, me especializei em Gestão de Pessoas e sempre busquei utilizar o conhecimento que recebi para ajudar o próximo. Trabalhei na Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza da cidade de Salvador, local onde pude exercitar os ensinamentos de minha mãe e ajudar as pessoas.
Em 2019, após a morte da minha grande professora de vida, fundei junto com os meus irmãos o Mãezona - Instituto Ana Maria dos Santos, que atualmente atende gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica, emocional e mental. Lá são promovidas ações de valorização do ser humano, proporcionando uma perspectiva de dias melhores para mais de 500 famílias.
Agora, em 2024, estou junto com Caetano para contribuir com o desenvolvimento de Camaçari como vice-prefeita. Com a confiança de vocês, construiremos um mandato de amor, fé, respeito e cuidado com cada cidadão camaçariense, sempre lembrando dos ensinamentos de minha mãe.